Ortopedista especialista em joelho - Tratamento da Artrose - Prótese de joelho - Lesões esportivas

3 Exercícios que você deve evitar na academia

Artrose: 3 Exercícios que você deve evitar na academia

A artrose de joelho exige atividades físicas recomendadas para o seu caso, mas cansamos de atender pacientes que não buscaram informações de qualidade sobre o assunto e acabaram sofrendo grande piora em seu quadro de saúde. 

Para que isso não aconteça, fique com a gente e vamos falar um pouco sobre quais os 3 exercícios que você deve evitar na academia em caso de artrose! 

Por que praticar exercício físico é importante?

Todos nós já ouvimos falar sobre a importância dos exercícios físicos, não é mesmo? 

Eles fortalecem a musculatura, controlam o peso corporal e ajudam a prevenir dezenas de doenças. 

Para pacientes com artrose de joelho, isso não é diferente: diversos tipos de exercícios são considerados benéficos, principalmente aqueles que trabalham as partes da frente, lateral e interna da coxa, fortalecendo a musculatura ao redor do joelho. 

Porém, como já vimos, quem sofre com essa doença precisa ser mais cuidadoso na hora de selecionar quais exercícios físicos praticar.

Para quem tem artrose, o ideal é contar com a supervisão de um profissional, durante a execução desses exercícios. 

Eu tenho artrose, quais exercícios físicos devo evitar?

Agora que já demos um panorama geral sobre o assunto, chegou a hora de responder à questão central do artigo de hoje: afinal, quais são os 3 exercícios que você deve evitar na academia em caso de artrose?

HIIT – High Intensity Interval Training

O famoso “HIIT” virou febre nos últimos anos. Basicamente, esse tipo de treino consiste em fazer sessões intervaladas de alta intensidade. 

Alterna-se entre intervalos curtos de “explosão” física, nos quais o corpo trabalha perto de sua capacidade máxima, e intervalos igualmente pequenos para descanso. 

Apesar de ser uma boa forma de aprimorar sua capacidade atlética, o HIIT não é recomendado para pacientes com artrose no joelho. 

Isso por uma razão simples: a alta intensidade desse treino vai acarretar em uma carga acima do que a sua articulação suporta. Isso pode machucar ainda mais um joelho que já está com sua capacidade limitada.

Aliás, vale deixar aqui uma máxima: o desempenho é inimigo da longevidade. Para quem busca qualidade de vida, o ideal é optar sempre por treinos mais moderados, equilibrados e constantes. 

Avanço 

O “avanço” é um exercício muito popular dentro das academias de musculação. Ele consiste em colocar uma perna à frente da outra, de modo a fazer um agachamento usando a perna que está posicionada atrás.

Certamente se trata de um exercício muito eficiente para a musculatura das pernas, glúteos e até mesmo do tronco, mas não é recomendado para pacientes com artrose. 

Por ser um exercício “livre”, ele requer grande capacidade motora do praticante. Se executado de forma incorreta, pode causar uma sobrecarga sobre a articulação. 

Não se trata de um exercício proibido, mas tenha cuidado. De modo geral, se puder, prefira exercitar-se em máquinas, pois elas isolam o grupo muscular e reduzem o risco de lesão. 

Cadeirinha

Quem tem artrose também deve evitar exercícios como a cadeirinha, que consiste em ficar com as costas contra a parede e joelhos dobrados, como se estivesse sentado(a) em uma cadeira. 

Em geral, a recomendação é evitar qualquer exercício que tenha a proposta de fazer isometria com o joelho dobrado (isometria consiste em manter o corpo em uma posição fixa e fazendo esforço por um determinado tempo).

Quais cuidados devo tomar?

Na hora de praticar suas atividades físicas, alguns hábitos podem ser de extrema importância para evitar lesões ou uma piora do quadro de artrose:

  • Antes de iniciar seu treino, faça alguns minutos de esteira ou bicicleta para aquecer a região do joelho;
  • Evite praticar exercícios complexos sem supervisão de um profissional;
  • Evite fazer uma progressão de cargas muito acelerada;
  • Aprenda a ler os sinais dados pelo seu corpo.

Conclusão

Agora que você já sabe quais atitudes e exercícios podem piorar a sua artrose, gostaríamos de fazer um convite especial!

Quer ter acesso a mais informações de qualidade como as que trouxemos aqui? 

Então siga o nosso canal “Viva Bem com Artrose” no Youtube ou fale com a nossa equipe e agende uma consulta com o Dr. Gustavo Constantino! 

Até a próxima!

Dr Gustavo Constantino - Campinas - artrose - joelho - lesões ortopédicas

Médico do Departamento de Ortopedia e Traumatologia