Dores nas articulações, rigidez, deformações… Esses sintomas soam familiares para você?
Se você respondeu que sim, isso significa que conhece alguém que sofre com artrose, uma condição clínica que afeta 80% da população mundial com mais de 65 anos (dados da OMS).
No artigo de hoje falaremos como funciona a artrose e sobre as principais dúvidas ao redor do tema. Fique com a gente!
O que é artrose?
Apesar de muitos enxergarem a artrose como uma doença, tecnicamente ela não possui essa classificação.
Na verdade, trata-se de uma condição clínica que pode surgir a partir de diversas causas e começa a destruir uma ou mais articulações do corpo.
Especificamente falando, a artrose age desgastando as cartilagens, que passam a ter dificuldades para amortecer impactos e proteger a articulação afetada.
Conforme esse desgaste aumenta, começa a haver atrito entre os ossos, causando inflamação, dor, rigidez e vários outros sintomas.
Vale ressaltar que a artrose não tem cura, mas, conforme veremos abaixo, é possível controlar essa condição e trazer muita qualidade de vida ao paciente.
Quais são os sintomas da artrose?
Os sintomas desse quadro são bastante característicos. Confira os principais sintomas de artrose no joelho, por exemplo:
- Dores e incômodos
A maior queixa de quem sofre com artrose costuma ser em relação às dores articulares.
Conforme já vimos, as cartilagens perdem eficiência com a evolução do quadro, aumentando o atrito entre os ossos. Esse processo causa dores que podem ficar mais intensas com o tempo. É comum também que o paciente com artrose reclame de dores mesmo quando está em repouso, não encontrando uma posição confortável para descansar.
- Rigidez da articulação
O processo inflamatório dentro da articulação também costuma causar rigidez. Dessa forma, o paciente sente uma limitação na hora de fazer movimentos cotidianos como a extensão e flexão do joelho.
- Inchaço e vermelhidão local
A artrose é uma das principais causas de inchaço e vermelhidão no joelho, que ocorre por conta de uma superprodução de fluidos na região.
Outros sintomas frequentemente relatados pelos pacientes são estalos incomuns na articulação afetada e deformações aparentes nos ossos.
Causas
Como se trata de um quadro clínico que causa o desgaste da cartilagem, muitas pessoas acreditam que a artrose seja uma mera consequência do envelhecimento…
Essa lógica, porém, não está correta. O envelhecimento é sim um dos fatores que pode causar artrose, mas existem outros agentes envolvidos nessa equação:
- Lesões e traumas que afetam as articulações podem evoluir para um quadro de artrose no futuro;
- Quadros de hipertensão, diabetes, obesidade e disbiose geram processos inflamatórios que também podem resultar em osteoartrose;
- A prática de determinados esportes e profissões que sobrecarregam uma articulação também é considerada fator de risco para o desgaste articular.
É por essas e outras que a artrose também pode surgir em pacientes mais jovens, geralmente a partir dos 30 anos.
É válido lembrar ainda que o quadro costuma se desenvolver por meio de uma combinação complexa entre esses fatores de natureza mecânica, degenerativa e/ou inflamatória.
Por isso, não existe uma só “receita de bolo” que seja eficaz para todos os pacientes. O grande segredo para um tratamento eficiente é, justamente, identificar as possíveis causas de artrose em cada paciente e combatê-las.
Tratamento:
São diversos os tratamentos que podem ajudar você a ter qualidade de vida mesmo com um quadro de artrose. Confira os mais populares:
- Tratamentos não medicamentosos, através de mudanças de lifestyle (perda de peso, atividade física etc);
- Tratamentos medicamentosos com analgésicos, corticóides intra-articulares etc;
- Artroplastia de joelho (prótese);
- Fisioterapia.
Conclusão
Se você chegou até aqui, parabéns por ter vindo em busca de conteúdo de qualidade sobre a artrose!
Como costumamos dizer, ter acesso a informações bem embasadas sobre sua saúde é o primeiro passo para prevenir ou tratar diversas doenças.
Tem sentido dores no joelho, rigidez ou qualquer outro sintoma que indique que você tem artrose?
Então fale agora com a nossa equipe de atendimento e marque sua consulta com o Dr. Gustavo Constantino.
Siga também o nosso canal “Viva Bem com Artrose” no Youtube.
Até a próxima!